|
|
Centro Integrado de Prevenção Marisa Pires Sella.
O programa de estimulação é dirigido à crianças portadoras de qualquer tipo de deficiência de zero a seis anos e bebês de risco.
Atende hoje 140 crianças da comunidade, oriundas da comunidade, duas a três vezes por semana, conforme a idade e necessidade. Os atendimentos terapêuticos são individuais e as crianças são divididas em pequenos grupos no berçário ou salas de aula com professoras especializadas.
O funcionamento segue o calendário letivo aprovado pela Secretaria de Estado da Educação. Os atendimentos são sistematizados de segunda à sexta-feira, das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30hs.
Os atendimentos são individualizados, de 30 minutos em cada área, que são elas: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Nutrição e Reeducação Visual. O setor de Psicologia acompanha a criança indiretamente abordando e orientando os profissionais, bem como, fazendo atendimento sistematizado com as mães, de forma individual e em grupo. Nesses contatos incluem também orientação quanto às condutas e limitações das crianças. O setor de Serviço Social realiza acompanhamento e orientações às famílias, quanto ao programa, direitos e deveres das mesmas.
A criança possui avaliação e acompanhamento por um profissional da área médica, um pediatra, dando assistência e encaminhamentos para atendimentos especializados, se necessário.
Há dois momentos em que as crianças são formalmente avaliadas. O primeiro ao entrar na AMCIP e o segundo que se chama de Conselho de Classe, que ocorre semestralmente, onde formalmente os profissionais fazem o registro da evolução da criança. Desse momento, surgirá o planejamento das atividades a serem trabalhadas na própria etapa, norteando assim as estratégias de ação futura. |
|