Home
Histórico
Diretoria
Legalização




 

A AMCIP uma organização voltada a Prevenção de Deficiências. Sob esta ótica tem estendido suas ações não só na Prevenção Terciária, como na Secundária e Primária.
Entendemos por Prevenção Primária todas as estratégias que promovam e controlem o desenvolvimento sadio e normal da criança, desde a assistência pré-natal, até o papel dos pais nos primeiros anos de vida.

A Prevenção Secundária nos leva a descoberta precoce dos fatores de risco na saúde da gestante e no novo ser, em formação na identificação de fatores negativos que levam a ter riscos no período pré-natal.

Finalmente se estende a Prevenção Terciária, onde se busca a atenção de forma prioritária a fatores de risco, com avaliação continuada e acompanhamento com oportunas intervenções. Nesse período o fator de risco pode desaparecer, diminuir ou persistir.

Buscar o envolvimento da família como co-terapeuta no processo de diagnóstico e intervenção é fundamental. O que nos leva a desenvolver outras especialidades dentro do planejamento nos serviços de detecção e estimulação precoce são referentes ao valor da estimulação humana, quando realizada de forma positiva e sem interferências de fatores prejudiciais ao desenvolvimento infantil.

Estamos nos referindo ao Centro Lekotek Paraná onde é realizado um trabalho de interação direta frequente do adulto junto a criança de forma individualizada e apropriada, afim de desenvolver suas capacidades. O Lekotek é um trabalho apoiado no lúdico e no tripé, criança, família e terapeuta. A maneira como a criança brinca reflete sua forma de pensar, sentir e como está se organizando frente à realidade, construindo sua história de vida. A ação reflete sua estrutura mental e o nível de seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

O enfoque da Avaliação (lúdica) é um dos caminhos que nos possibilitam ver como a criança desenvolve o processo de adaptação à realidade. Quanto mais se amplia a realidade externa mais ela tem necessidade de organização interna ágil e coerente a fim de arquivar experiências.

Por fim implantou em 2005 o método inédito no Brasil, MULTI SENSORY ENVIRONMENTS (M.S.E) SNOEZELEN, que atua sobre a estimulação multisensorial.
A metodologia do Snoezelen/MSE está sendo disseminada no Brasil pela Amcip, detentora do registro da marca no INPI.
Em 2010 a Amcip teve seu programa educacional oficialmente incluído no Sistema Educacional de Ensino no Estado do Paraná e passou a chamar-se Escola de Educação Básica Marisa Amada Pires Sella - Educação Infantil/Modalidade Especial.

AMCIP - Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção - Rua Imaculada Conceição, 935 -
Prado Velho - CEP 80.215-030 Curitiba/PR - Fone: (41) 3333-6820 (41) 3333-2583 - amcip@terra.com.br