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Serviço de Avalição Diagnóstica
Serviço de Reabilitação

Teste do Olhinho

Teste da Orelhinha
 




 

PROCESSO AVALIATIVO INICIAL NA AMCIP

Três formas de encaminhamentos:

1ª) Unidade Básica de Saúde: Primeiro a criança realiza uma consulta com pediatra, que através da Central de Marcações faz o encaminhamento à Neurologia Recém Nato de Risco; Emite-se uma guia de consulta com data e horário marcados com antecedência; Somente para crianças na faixa etária de 0 a 2 anos e 11 meses; A criança realizará avaliação por uma equipe multidisciplinar; Atendimento é restrito para pacientes do SUS.

2ª) Escolas da Rede Municipal de Curitiba: Encaminhamento da escola para a CANE - Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais; Destina-se à alunos de CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

3ª) Particular: Procura da família; Indicação de outros pais ou médicos; Criança passa por uma equipe multidisciplinar;
Tem custo; A equipe multidisciplinar sugere encaminhamentos e intervenções para cada caso.

Equipe Multidisciplinar: Neurologia; Oftalmologia; Fisioterapia; Terapia Ocupacional; Fonoaudiologia; Psicologia; Pedagogia; Serviço Social.

Objetivos da Avaliação Diagnóstica:
*Neuropediatria: Identificar distúrbios neurológicos, ou crianças com potencial, para interferir no desenvolvimento neuropsicomotor ou na aprendizagem, e quando possível orientar ou encaminhar adequadamente no sentido de recuperar ou melhorar déficits existentes.

*Serviço Social: Mediar, instruir e encaminhar as famílias para atendimentos especializados. Incentivá-las na participação do processo de estimulação do seu filho, assim como da seriedade do trabalho de reabilitação.

*Psicologia: Detectar distúrbios emocionais, levantando as potencialidades e aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos, emocionais e de estruturação da personalidade.

*Pedagogia: Avaliar, analisar e encaminhar, após o levantamento do potencial cognitivo, encaminhando para a melhor proposta curricular dentro da comunidade.

*Fisioterapia: Analisar o desenvolvimento motor, avaliando os reflexos, reações e padrões posturais, realizando orientações ou intervenções quando necessário.

*Fonoaudiologia: Avaliar, identificar como se encontra o desenvolvimento das habilidades motoras orais, dos padrões alimentares e analisando os potenciais para desenvolvê-las. Orientar o trabalho para melhor evolução lingüística. Realizar o Exame da Orelhinha.

*Terapia Ocupacional: Levantar as habilidades manuais da criança, sua capacidade de utilização de padrões de movimentos finos e seu grau de independência nas Atividades de Vida Diárias.

*Oftalmologia: Avaliar, identificar distúrbios relacionados à visão, refração e aos olhos. Prescrevendo tratamentos adequado para cada doença. Realizar o Exame do Olhinho.



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